Oficina do Monobloco

Monobloco. Mesmo que não saiba exatamente do que se trata, todo mundo já ouviu falar da banda do Sérgio Loroza (embora ele tenha saído em 2005) e o viu cantando vários sucessos pop-rock em ritmo de samba. O que vários grupos têm feito hoje, o Monobloco já vem fazendo há mais de uma década.


Esse é o Monobloco…

Independentemente de qualquer coisa, ele continua com força total e o seu bloco continua movendo verdadeiras multidões durante o ano e, principalmente, no carnaval.

Como estou ligado a duas bandas que possuem uma proposta semelhante à do Monobloco e já toco cuíca há um certo tempo, penso ser extremamente válido conhecer a oficina do grupo, que fica em Copacabana. E não me arrependi. O Ernani, coordenador do naipe, é super gente boa e me recebeu muito bem. Havia uns 6 iniciantes do instrumento, bem crus, mas esforçados e com vontade de aprender. A cuíca requer muita dedicação e paciência, pois os sons afinados só saem com o tempo.

Ernani, o instrutor das cuícas

O maestro do grupo, Celso Alvim, já é bem conhecido no meio musical. Ele poderia, sem dúvida, ser mestre de uma escola de samba, pois comanda o grupo todo com bastante firmeza e sabedoria.

Celso Alvim, o maestro


As primeiras aulas da oficina trataram dos ritmos ijexá e côco. Seguem os vídeos:




A oficina é muito interessante e vale muito a pena para quem quer aprender algum instrumento de percussão e fazer parte desta família! Mais informações através do site www.oficinamonobloco.com.br.


Deixe um comentário